Sesc Osasco recebe 7º Circuito Vozes do Corpo

Sesc Osasco recebe 7º Circuito Vozes do Corpo

0
Compartilhar
Sesc Osasco recebe 7º Circuito Vozes do Corpo
Foto: Clarissa Lambert

Sesc Osasco recebe 7º Circuito Vozes do Corpo
Foto: Clarissa Lambert

Com o objetivo de promover a circulação da produção da dança em equipamentos de cultura,  a 7° edição do Circuito Vozes do Corpo, mostra anual de dança criada por Gal Martins, diretora da CIA Sansacroma, irá se apresentar neste final de semana no SESC Osasco, com intervenções abertas ao público na sexta-feira, 30, e no domingo, 2.

Na sexta-feira, o espetáculo solo A Flor da Lua”, interpretado pelo bailarino Marcus Moreno traz uma séria de questionamentos sobre o que acontece no “entre-espaço” de um acontecimento? Quais são os limites entre o que é visível e o que é imperceptível, no espaço em que o corpo se movimenta? Como o corpo que dança se constitui na ação de dançar e se modifica ao longo da própria dança? É com esta abordagem que Flor da Lua se apresenta e interage com o público e o espaço do corpo, em meio aos movimentos da dança.

Publicidade

Já no domingo, o público poderá visitar o passado da cultura indígena no Brasil, por meio da intervenção “Profetas da Selva”, criada pela CIA. Dual, pois neste espetáculo, os bailarinos resgatam as raízes e costumes das etnias Tupi e Guarani do século XV,  por meio de uma imersão na rotina de trabalho, os rituais festivos e cotidianos, as danças na casa sagrada, a religiosidade, o canto, a música e as pinturas corporais, que foram reelaboradas e propostas cenicamente.

Além dos espetáculos de diferentes abordagens e estéticas, o evento contará com uma programação dedicada à realização de diálogos com artistas renomados sobre a produção da dança e workshops para formação artística. “O circuito é fruto de um trabalho de articulação com inúmeras companhias que vem desenvolvendo um trabalho sério e engajado na produção da dança em diversos locais de São Paulo e do Brasil”, diz Gal Martins, criadora do projeto, que há 15 anos desenvolve um trabalho de militância artística e pesquisas continuadas em dança à frente da CIA Sansacroma.

Publicidade

Ela ressalta que nesta edição do Circuito Vozes do Corpo não houve o tradicional chamamento aberto para companhias de todo o país, como nos anos anteriores, devido a uma escolha política no processo curatorial de abrir espaço para grupos que dialogam com questões poéticas e políticas que a Cia Sansacroma vem desenvolvendo ao longo dos anos, enraizadas em temas como, negritude e ancestralidade, território, brasilidade, diáspora africana, questões de gênero e sexualidade.

Ao longo de dez dias de programação, a sétima edição do evento percorrerá outras unidades do SESC na região metropolitana do estado, como as unidades do  SESC Campo Limpo e Santo Amaro, na zona sul de São Paulo.

Agenda

7° Circuito Vozes do Corpo

Publicidade

Local: SESC Osasco

Endereço:  Av. Sport Club Corinthians Paulista, 1300 – Jardim das Flores, Osasco – SP, 06132-380

Data e Horário: 30/09 – 19H – Praça Sesc Osasco | Marcus Moreno | A Flor da Lua |

02/10 – 17h – Sesc Osasco | Dual Cena Contemporânea | Profetas da Selva |

Entrada: Gratuita

Compartilhar

Comentários