Um novo mapa das oportunidades de Osasco

0

Nesta quinta-feira, 4, realizamos em Osasco um importante seminário em que aprofundamos o debate sobre os caminhos do desenvolvimento da nossa cidade.
Durante a apresentação realizada pelos técnicos da Nobrega, parceira da SDTI, revelou-se uma vez mais a importância do setor de serviços na economia da nossa cidade. E o quanto este serviço possui de relação com segmentos modernos da indústria local e nacional.

publicidade

Durante os debates o professor Ladislau Dowbor nos apontou excelentes pistas que certamente agregarão muitas possibilidades em nossa estratégia pública.
O seminário, que aconteceu no Centro Público de Economia Solidária, registrou uma enorme convergência com as práticas que temos realizado. O que confirma a correção dos caminhos escolhidos pelo prefeito Jorge Lapas.
Tenho muito orgulho das perspectivas protagonizadas e muita fé que estes encontros podem ser sinais de que o dialogo é a marca mais forte de quem quer fazer uma sociedade mais desenvolvida.
Afinal de contas, tenho enfatizado nessa coluna que a nossa perspectiva de desenvolvimento é acima de tudo uma perspectiva que ajuda a transformar a vida das pessoas.

Este seminário foi mais um reforço no alicerce que construímos ao longo das ações na Secretaria de Trabalho. Temos procurado interpretar adequadamente a realidade para ter uma maior clareza em relação a diferentes dimensões das agendas que precisam ser realizadas.

publicidade

Certamente é relevante compreender entre outras coisas, por exemplo, a magnitude dos investimentos, as possibilidades da ampliação do emprego, a evolução das tecnologias e a questão dos níveis de organização das atividades produtivas.
Queremos evidenciar quais são as melhores escolhas possíveis para as estratégias mais adequadas para a nossa contraditória realidade, motivo pelo qual procuramos sempre traduzir as ligações existentes entre pobreza e riqueza.
Há muitas teorias sobre as possibilidades do desenvolvimento, mas tenho certeza que através do dialogo temos encontrado a maturidade necessária para desenvolver o nosso caminho.

Mônica Veloso é diretora do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região e secretária de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão de Osasco

publicidade

Comentários