Visão Atenta

0

Sem teto
Após marcarem a primeira sessão do ano da Câmara Municipal de Osasco com uma manifestação, grupos sem teto voltaram ao foco esta semana na cidade. Na manhã de terça-feira, 11, a reintegração de posse de uma área de preservação ambiental, segundo a Prefeitura, no Jardim Bonança, teve confronto entre sem-tetos e guardas municipais. Cerca de 140 famílias ocupavam o terreno há cerca de três meses.

publicidade

Confronto
Um grupo de cerca de 300 sem-teto tentou resistir à desocupação partindo para o confronto com guardas municipais e servidores do município atirando objetos como pedras, paus, facas e fogos de artifício. Foram registrados três focos de incêndio nas entradas da ocupação, feitos com barricadas e um carro.

De fora
De acordo com a Prefeitura, um levantamento feito pela Secretaria de Habitação aponta que muitos dos ocupantes da área “não residem na cidade e tentam irregularmente se instalar prevendo benefícios habitacionais”. “A administração construiu mais de cinco mil moradias e devido ao seu desenvolvimento no setor tem atraído outras pessoas a buscarem uma solução habitacional”, afirma nota da Prefeitura. Na manhã desta quinta, 12, um grupo de sem teto fez uma manifestação e fechou a avenida Bussocaba, em frente à Prefeitura.

publicidade

Pra depois
Na sessão de terça-feira, 10, os vereadores de Santana de Parnaíba decidiram adiar votações sobre se derrubariam ou manteriam os vetos do prefeito Elvis Cezar (PSDB) a 19 projetos de lei aprovados pelo plenário da Casa em 2013 e 2014. O adiamento foi proposto pelo vereador Agnaldo Moreno (DEM), com a justificativa de que os parlamentes haviam tido pouco tempo para avaliar os vetos e tomar a decisão definitiva.

Bike
Com o espaço às bicicletas em meio ao caos no trânsito cada vez mais em pauta, em Barueri o vereador Bau (PRB) apresentou, na terça-feira, 10, uma solicitação à Prefeitura de que sejam instalados bicicletários nas imediações dos órgãos públicos, como Farmácia Popular, Prefeitura e Secretarias. Objetivo é “valorizar a mobilidade urbana saudável e criar hábitos saudáveis na população”.

publicidade

Comentários