Voltando um pouquinho na história… A culinária nordestina teve em sua formação uma forte influência das cozinhas portuguesa, indígena e africana… Ao longo dos anos foi se moldando, com destaque para época do período colonial até chegar ao que conhecemos hoje.
Parando para pensar na culinária nordestina podemos destacar alguns ingredientes presentes em quase todos os preparos, como: o coentro, o azeite de dendê, a carne seca, os peixes e os frutos do mar… ou ainda pensar nos pratos típicos: moqueca, vatapá, buchada de bode, acarajé, sarapatel e sururu. Os nomes podem parecer estanhos para algumas pessoas, mas esses pratos fazem parte do dia-a-dia do nordestino.
E falando em coentro, de todas as ervas utilizadas essa sem dúvida é a que eu mais gosto. É muito versátil e combina com diversos pratos: peixes, aves, frutos do mar e saladas. Encontramos o coentro em sementes e folhas. Ambos oferecem, além do sabor, benefícios à nossa saúde, como, por exemplo: ação antibiótica e a antibacteriana, combate a prisão de ventre, trata a insônia e a ansiedade, entre outros.
Para quem já usa o coentro, inove e acrescente mais sabor nos pratos do seu dia-a-dia. E para quem não usa, não sabe o que está perdendo… Teste colocando aos poucos em suas preparações e você sentirá a diferença no resultado final.
Um grande abraço e bom apetite!