4G chega à região, mas cobertura ainda é pequena

0

Especialista diz que preço de smartphones é barreira / Fotos: Divulgação
Especialista diz que preço de smartphones é barreira / Fotos: Divulgação

publicidade

Fernando Augusto

A tecnologia movel 4G de acesso à internet deve chegar ao fim do ano com cerca de 1 milhão de usuários, segundo previsão da consultoria de telecomunicações Teleco. A estimativa da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com base em números da indústria, era chegar em dezembro com aproximadamente 4 milhões de usuários, o que é considerada uma previsão “irrealista”, na avaliação do presidente da Teleco, Eduardo Tude.

Região da Vila Yara e Campesina tem melhor sinal

publicidade

Até o fim de junho, a Anatel registrou 174,1 mil usuários de 4G em todo o país. Para Tude, só haverá um crescimento expressivo no número de usuários de 4G no país quando o preço dos aparelhos smartphones baixar. “É difícil ter um crescimento forte porque os smartphones ainda estão com um preço muito alto. Enquanto não chegarem modelos com preços mais acessíveis, o que deve acontecer a partir do ano que vem, não vai ter um crescimento desse porte”, avaliou.

O estado com maior número de linhas de 4G ativas é São Paulo, com 66,4 mil usuários – só no código de área 11 são 44,4 mil acessos. Em seguida está o código de área 21, que abrange a cidade do Rio de Janeiro, com 21,8 mil usuários de 4G. A região com menor adesão é o interior do Piauí, com DDD 89, onde há apenas 94 usuários de 4G até agora.

publicidade

samsung-galaxy-s4-3

Na região, algumas áreas já são cobertas pelo 4G. A Vivo anunciou no fim de julho a chegada da tecnologia em Osasco, mas, ao adquirir um plano, deve-se questionar o vendedor sobre a área de cobertura.
No mapa de cobertura da Claro, o 4G chega bem nas áreas de Osasco que ficam mais perto da divisa com São Paulo pela Vila Yara, abrangendo também os bairros Campesina, Adalgisa, Jd. D’Abril e também o Novo Osasco e Jd. Conceição. Já no Centro, o usuário deve ter dificuldades. O sinal também é bom na região do Alphaville e Tamboré, e em alguns pontos da região central de Carapicuíba.
A operadora TIM tem cobertura parcial 4G em algumas áreas da Vila Yara, Campesina e Presidente Altino, em Osasco. (Com Agência Brasil)

{e14c5583c2cf76a1792d3ec7b6

Comentários