Região tem cursos de culinária para amadores e profissionais

0

Cursos livres, profissionalizantes, palestras e técnicos: a região conta com opções para quem pretende se lançar no mercado da gastronomia seja de forma autônoma, para aperfeiçoamento de seu estabelecimento ou mesmo investir na profissão.
O Senac Osasco oferece cursos técnicos em cozinha ou nutrição e dietética, por exemplo. Geralmente com carga de 1200 horas, além de estágio e material fornecido pela escola, os cursos técnicos costumam ter poucas vagas (cerca de 30). A rede também tem cursos livres, de curta duração. O estudante pode escolher entre temas de confeitaria, gastronomia focada em países ou regiões, nutrição, bebidas, entre outros. A grade de cursos está disponível no site www.sp.senac.br.
O Shopping União possui uma Central de Cursos que oferece oficinas focadas em artesanato, beleza e culinária. A programação de cursos gastronômicos tem feito sucesso por trazer chefs de cozinha, culinaristas e por parcerias com marcas que vêm até o espaço mostrar receitas e ministrar oficinas focadas.

publicidade


Os cursos são sempre bastante específicos e temáticos como, por exemplo, “Lanche com os amigos”, que será realizado no dia 18, às 14h e às 16h, com a culinarista Janete Campos. Ela ensina a fazer torta surpresa de frango com massa de iogurte e torta de coco fresco. As oficinas são gratuitas e abertas a quem tiver interesse. Programação completa no site www.shoppinguniao.com.br.
A unidade Osasco do Sesc também investe na programação de cursos, palestras e oficinas gastronômicas. Mensalmente, o público confere eventos gratuitos que ensinam desde a confecção de comidas até o plantio de alimentos e a criação de hortas orgânicas. O próximo evento acontece no dia 26, em diversos horários. Com tema “Sabores e Saberes do Senegal”, um bate-papo com refugiados senegaleses que falarão aos brasileiros sobre sua cultura enquanto degustam pratos típicos. A iniciativa é parte do projeto Sabores Regionais. Informações: www.sescsp.org.br/programacao/.
Em Cotia, a Faculdade Mario Schenberg oferece um curso técnico em gastronomia com duração de dois anos. Os alunos passam por estágio supervisionado de 200 horas, dentro de uma carga de 2640 horas totais. Outras informações: http://www.fms.edu.br/. Em Barueri, a Prefeitura costuma abrir cursos de panificação profissionalizante para quem pretende investir na profissão. Não há inscrições no momento, mas em breve serão abertas. Acompanhe: www.barueri.sp.gov.br.
Na universidade Anhanguera de Osasco a opção é o curso superior técnico em gastronomia. São dois anos de duração, no qual o aluno conhecerá a história dos alimentos, a cultura de alguns países, a ciência dos ingredientes, segurança alimentar, pratos simples e alta gastronomia, planejamento de cardápios, entre outros. Saiba mais em: http://www.anhanguera.com.

publicidade

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorOsasco recebe Mostra de Teatro de Rua
Próximo artigoReceitas e Temperos