Início Trabalho País gera 159 mil postos de trabalho

País gera 159 mil postos de trabalho

0
Emprego com carteira assinada subiu 1,5% ante 2012 / Foto: Marcello Casal Jr/ABr

Emprego com carteira assinada subiu 1,5% ante 2012 / Foto: Marcello Casal Jr/ABr
Emprego com carteira assinada subiu 1,5% ante 2012 / Foto: Marcello Casal Jr/ABr

publicidade

O mercado de trabalho brasileiro melhorou em 2013, aponta o Boletim de Mercado de Trabalho (BMT) do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado nesta quinta-feira, 27. O nível de ocupação médio no mercado de trabalho cresceu 0,7% em relação a 2012, o que significou a geração de 159 mil novos postos de trabalho.
De acordo com o Ipea, o número de empregados com Carteira de Trabalho assinada subiu 1,5% em 2013 ante 2012, o que equivale, em valores absolutos, a cerca de 184 mil novos contratos. No índice de empregados sem carteira, houve recuo de 5,6%.

O número de trabalhadores por conta própria cresceu 1,1%. O nível médio de informalidade da população ocupada ficou em 33% no ano passado, com retração de 1 ponto percentual.
De maneira geral, avaliou o diretor adjunto do Ipea, Carlos Henrique Corseuil, a taxa de desemprego está baixa. “Abaixo de 5% desde novembro de 2013. E os dados de janeiro confirmam isso (4,8%). A gente está atravessando um momento muito bom em relação a desemprego”.

Corseuil aposta na manutenção do ritmo de evolução do mercado de trabalho em 2014, em especial no segundo semestre. “A única ressalva que faço é que, eventualmente, o desemprego pode destoar da tendência de recuperação, devido à questão das pessoas que desistiram de procurar emprego e podem querer voltar a procurar”. (Com Agência Brasil)

publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorSindicalistas e Fiesp criticam nova alta
Próximo artigoFeira Noturna deve começar em julho