Segundo Dieese, 87% das negociações salariais em 2013 ficaram acima da inflação

0

Um levantamento feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) mostrou que 87% dos reajustes salariais de 671 acordos analisados em 2013 ficaram acima da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

publicidade

O balanço também apontou que 7% resultaram em reajustes equivalentes à variação do INPC do período. Os 6% restantes ficaram abaixo do índice. No ano anterior, 98,7% das negociações acompanhadas pelo Dieese registraram acordos acima ou iguais ao INPC.
Os dados do Dieese apontam ainda que, entre todas as categorias, o valor médio do aumento real dos salários sobre o INPC foi de 1,25% nas negociações de 2013. As categorias de trabalhadores avaliadas pelo Dieese estão nos setores de indústria, comércio e serviços.

O Comércio foi o setor que apresentou maior incidência de reajustes com ganhos reais em 2013, chegando a 98% do total de negociações analisadas. Na Indústria, aumentos reais foram observados em 89% das 343 unidades. Já o setor de serviços foi o que apresentou a menor porcentagem, com 78% das negociações com conquistas acima da inflação do período.

publicidade

Comentários

publicidade